ICMedia

LOADING
PREV
NEXT
http://www.icmedia.org.br/2012/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/banner_integrado.png
http://www.icmedia.org.br/2012/components/com_gk3_photoslide/thumbs_big/banner_integrado.png
Em 2015, a ICCyber e a ICMedia são Conferência Integrada ICCyber - ICMedia

A Conferência Integrada reunirá os dois mais importantes e consagrados eventos em ciências forenses das áreas de computação, multimídia e segurança eletrônica da América Latina.

23 a 25 de junho

Saiba mais ...
A Conferência Integrada ICCyber - ICMedia

Em 2015, a Conferência Integrada será realizada pela APCF - Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais e pela Academia Brasileira de Ciências Forenses, com apoio institucional do Departamento de Polícia Federal.

23 a 25 de junho

Saiba mais ...
Sexta-feira, 19 Abr 2024

Revista da ICMedia 2012

alt

  

Esta publicação contempla o resumo dos acontecimentos e palestras da ICMedia 2012.

 

Para acessar a revista da ICMedia 2012, clique aqui.

Autoridades prestigiam abertura da ICMedia 2012

Cerimônia ocorreu ontem (18), no Centro de Convenções do Royal Tulip Hotel, em Brasília.

 

A abertura da Conferência Internacional de Ciências Forenses em Multimídia e Segurança Eletrônica (ICMedia 2012) contou com a participação de diversas autoridades brasileiras. Estavam presentes à mesa o Presidente-executivo da Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia em Identificação Digital, Célio Ribeiro; o Secretário de Logística e Tecnologia da Informação, Delfino Souza; o Diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, Renato da Silveira Martini; o Presidente da Agência Nacional de Aviação Civil, Marcelo Pacheco dos Guaranys; o Presidente do Colégio Nacional de Segurança Pública, Wantuir Francisco Brasil Jacini; o Diretor de Logística da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, Clênio Belucco; o representante do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, General Marconi dos Reis Bezerra; o Corregedor Nacional do Ministério Público, Jeferson Luiz Pereira Coelho; o Diretor Técnico-Científico da Polícia Federal, José Jair Wermann; o Secretário de Estado de Segurança do Distrito Federal , Delegado Sandro Avelar; o Presidente da Asssociação Nacional dos Peritos Criminais Federais, Hélio Buchmuller Lima e o Diretor-Geral da Polícia Federal, Leandro Daiello Coimbra.

 

Antes da abertura oficial do evento, as autoridades e o público presente puderam realizar uma visita guiada pelos estandes, que foram construídos num ambiente cenográfico que remete os participantes a uma cidade virtual, e onde foram apresentadas soluções de vanguarda em tecnologias de segurança eletrônica e análise de evidências multimídia. Destacam-se os sistemas para identificação digital, vigilância, monitoramento eletrônico, controle de fronteiras e de acessos, dentre outros equipamentos, que foram recriados em cenários alusivos a estádios, bancos e aeroportos.

 

O Diretor Técnico-Científico da Polícia Federal, José Jair Wermann, salientou a oportunidade que o evento proporciona, tanto para o intercâmbio de informações, com foco na evolução da qualidade da prova pericial, quanto para a preparação do país para sediar grandes eventos internacionais. “Posso afirmar que o ICMedia  2012 reveste-se de singular importância e conveniência por ocasião da realização de grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas 2012, tendo em vista que serão discutidas questões relacionadas à segurança eletrônica e identificação digital de pessoas”, disse Wermann.

 

O Secretário de Estado de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Avelar, lembrou que o evento irá contribuir para que o Brasil possa avançar em termos de segurança pública. “Temos a oportunidade de trazer progresso e modernização para a segurança pública de todo o Brasil. Isso é preciso ser ressaltado, porque o Brasil não é um país que pode abrir mão dessa evolução. Sobretudo para deixar como legado, para a população brasileira, essa segurança pública que é tão cobrada e tão desejada”, enfatizou Avelar.

 

Para o Diretor-Geral da Polícia Federal, Leandro Daiello Coimbra, o evento reveste-se de especial importância por permitir uma forte parceria entre o setor público e o setor privado. “Essa parceria se materializa através do Guia de Referência em Sistemas de Circuito Fechado de Televisão. Ele vai nos permitir a produção de melhores laudos, mais consistentes no que se refere à investigação. E mais que isso, vai nos permitir um crescimento no que se refere à policia preventiva, tanto para os grandes eventos, quanto para o nosso dia-a-dia”.

 

O Guia de Referência em Sistemas de Circuito Fechado de TV (CFTV) será apresentado ao público no dia 21 de setembro, às 15h40. O guia trará à tona conceitos importantes das aplicabilidades dos sistemas de CFTV. O objetivo é permitir que, com essas orientações e recomendações, as atividades de monitoramento, vigilância, detecção e identificação tornem-se mais efetivas, eficazes e com maior grau de qualidade, o que resultará em robustez das provas materiais de audiovisuais advindas desses sistemas.

Pagamento de compras na ponta dos dedos

alt

 

A Montreal, uma das maiores empresas de TI do Brasil, apresentará durante a ICMedia 2012 uma solução inédita no país: o pagamento das compras na ponta dos dedos. A tecnologia adapta o já conhecido sistema de identificação biométrica (AFIS) para o varejo, em que o pagamento é feito de forma digital. No lugar do cartão, o consumidor usa suas impressões digitais e a fatura é lançada diretamente em sua conta bancária.

 

Conhecida como Finger Payment (Pagamento Digital, em tradução livre para o português), a tecnologia desenvolvida pela empresa alemã Dermalog Identification Systems GmbH, parceira da Montreal, permite sua aplicação em qualquer rede de lojas do varejo. Na Alemanha, a solução passou a ser aplicada a partir de 2010 em uma das maiores redes de supermercados do país.

 

Os visitantes da ICMedia terão a oportunidade de testar um processo similar ao já utilizado pelos alemães. No espaço da Cidade Digital, onde serão apresentadas soluções de vanguarda em TI, será montado um caixa de supermercado que funcionará pelo sistema de Finger Payment. Lá os usuários poderão testar o aplicativo, que estará instalado ao lado de ambientes como estádios, bancos, aeroportos, dentre outros previstos no evento.

 

A nova solução em AFIS já está disponível para aplicação em todo o comércio. Em parceria com a Dermalog, a Montreal vem trabalhando com o uso dessa tecnologia desde 1997. Desde então, tornou-se líder deste segmento no país e hoje reúne o maior cadastro para identificação biométrica da América Latina, com mais de 11 milhões de registros.

ANAC confirma apoio ao ICMedia 2012

altA Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) confirmou o apoio institucional para a realização da Conferência Internacional de Ciências Forenses em Multimídia e Segurança Eletrônica (ICMedia), que será realizado entre os dias 18 e 21 de setembro, na cidade de Brasília-DF.

 

A ANAC é uma agência reguladora federal cuja responsabilidade é supervisionar a atividade de aviação civil no Brasil, tanto no que se refere aos seus aspectos econômicos quanto no que diz respeito à segurança técnica do setor.

Análise de evidências digitais em debate

O professor do Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Anderson de Rezende Rocha apresentará, durante sua palestra no ICMedia 2012, os resultados obtidos em suas pesquisas na área de análise forense de imagens e vídeos para verificação da autenticidade e integridade. Rocha abordará o assunto na palestra “Coleta, organização, classificação e análise de evidências digitais na atualidade”, no dia 20 de setembro, às 9 horas.

 

“Mostrarei os processos de identificação da câmera que originou uma determinada imagem ou vídeo; a distinção entre imagens naturais e geradas em computador; a identificação de adulterações em documentos digitais e a determinação do histórico de operações sofridas por um objeto digital e sua relação com outros objetos correlatos (filogenia digital)”, detalha Anderson de Rezende, que é especialista em problemas relacionados à Análise Forense de Documentos, Técnicas de Identificação Humana, Categorização e Recuperação de Imagens Baseado em Conteúdo, Análise de Padrões e Aprendizado de Máquina para Dados Complexos.

Página 1 de 4


Warning: Illegal string offset 'active' in /home/icmedia/www/2012/templates/gk_corporate2/html/pagination.php on line 129

Warning: Illegal string offset 'active' in /home/icmedia/www/2012/templates/gk_corporate2/html/pagination.php on line 135

Warning: Illegal string offset 'active' in /home/icmedia/www/2012/templates/gk_corporate2/html/pagination.php on line 129

Warning: Illegal string offset 'active' in /home/icmedia/www/2012/templates/gk_corporate2/html/pagination.php on line 135

Warning: Illegal string offset 'active' in /home/icmedia/www/2012/templates/gk_corporate2/html/pagination.php on line 129

Warning: Illegal string offset 'active' in /home/icmedia/www/2012/templates/gk_corporate2/html/pagination.php on line 135

Warning: Illegal string offset 'active' in /home/icmedia/www/2012/templates/gk_corporate2/html/pagination.php on line 129

Warning: Illegal string offset 'active' in /home/icmedia/www/2012/templates/gk_corporate2/html/pagination.php on line 135
Apoio Institucional

Realização e Organização

Coorganização